quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nos últimos vinte anos, quase mil travestis e transexuais foram mortas no Brasil, Uma a cada dez dias.


O desconhecimento sobre travestilidade, transexualidade e seu cotidiano apenas faz agravar o quadro de rejeição social diante desta parcela populacional. A falta de informações corretas e a imagem criada historicamente no imaginário social ajudam na composição dos estereótipos e estigmas de marginalidade sempre associados à população travesti e transexual.
A vida de travestis e transexuais geralmente é marcada por episódios de violência e exclusão. Ao longo de sua trajetória, os indícios de que sua identidade de gênero não se adequa ao sexo biológico geram uma situação de extremo preconceito e discriminação em várias esferas da sociedade, especialmente a família e em áreas como educação, saúde, segurança e trabalho.
No ano de 2004 o Congresso Nacional através do Ministério da Saúde instituiu o dia 29 de Janeiro como DIA DA VISIBILIDADE TRANS, a data tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito, principalmente para o Movimento Trans, representado pel@s travestis, transexuais e transgêneros. Neste mesmo ano foi lançada a campanha “TRAVESTI E RESPEITO” com o objetivo de sensibilizar educadores, profissionais de saúde, e formadores de opinião a motivarem travestis e transexuais lutarem pela sua auto-estima e direito de cidadania.
Esse ano, algumas conquistas devem ser comemoradas:
·        A inclusão do nome social em documentos escolares e universitários;
·        O reconhecimento do direito a uma identidade feminina nos registros oficiais;
·        As transexuais conseguiram que a cirurgia de mudança de sexo entrasse para o Sistema Único de Saúde.

Porém ainda há muita LUTA pela frente!

“Travesti e Respeito: Já está na hora dos dois serem vistos juntos em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”.

Reveja conceitos

Travestis são seres humanos, cidadãs dotadas de direitos e deveres, sendo que o sexo biológico não define a sua identidade de gênero.  São pessoas do sexo biológico masculino que têm a identidade de gênero feminina e que devem ser tratadas pelo nome feminino. Social e politicamente desejam ser classificadas como travestis e não como mulheres.

Transexuais são seres humanos e cidadãos com direitos e deveres e que estão divididos em dois grupos:
Mulheres transexuais – são mulheres nascidas com genital masculino. A cirurgia de readequação genital (mudança de sexo) é reconhecida como importante medida de garantia da saúde destas pessoas. Pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. É importante ressaltar que a realização da cirurgia não é o que define a transexualidade de alguém, pois uma pessoa pode ser considerada mulher, mesmo sem a realização da cirurgia, que é um complemento estético ao seu estado psicológico.

Homens transexuais – são homens nascidos com genital feminino. Eles não se reconhecem enquanto mulheres e sim, como homens. Também, neste caso, o SUS já autoriza a cirurgia de mudança de sexo, que compreende a retirada das mamas (mastectomia) e do aparelho reprodutor (esterectomia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário