domingo, 1 de maio de 2011

Universitários da UFPB farão protesto contra a homofobia

Estudantes organizam a primeira Marcha contra a LGBTfobia da UFPB. Ação acontece na próxima sexta-feira
Juliana Carneiro // julianacarneiro.pb@dabr.com.br

O Núcleo Universitário pela Diversidade Afetivo Sexual (Nudas) promoverá, na próxima semana, a primeira Marcha contra LGBTfobia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de uma campanha de combate ao preconceito por pessoas de orientações sexuais diversas que será realizado na sexta-feira, dia 6, dentro do Centro de Ciências da Saúde, às 9h, no campus I da instituição.

O Nudas, entidade que está promovendo o evento, surgiu em agosto de 2010 e atua nas áreas de diversidade, gênero e sexualidades. Trata-se de um coletivo acadêmico que desenvolve constantes atividades de leituras de textos acerca do tema, além de promover a formação política dos participantes. O Núcleo é aberto para todos os interessados na temática da diversidade sexual.

A proposta da realização desta campanha surgiu a partir da constatação dos permanentes casos de homofobia no Estado. De acordo com dados agregados pelo Nuda, em 2009, de organizações não-governamentais, militantes de Direitos Humanos, coletivos populares e movimentos sociais, mais de 90 pessoas foram assassinadas na Paraíba, sendo vítimas de crimes homofóbicos.

A marcha, de acordo com o presidente do Nudas, Eduardo Aranha, terá a capacidade de tornar pública uma realidade de discriminação e exclusão social da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Além disso, é possível que através da campanha da próxima semana seja incentivado um debate na comunidade acadêmica a respeito do tema diversidade sexual.

A organização da marcha que será promovida pelo Nudas conta com o apoio de movimentos sociais de todo o Estado.

Fonte: http://www.jornalonorte.com.br/2011/05/01/ultimasnot1_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário