quinta-feira, 23 de setembro de 2010

I SEMINÁRIO: SEGURANÇA, JUSTIÇA, CIDADANIA E @S LGBT

          Nos dias 25 e 26 de Setembro ocorrerá, no Núcleo de Direitos Humanos da Universidade federal da Paraíba, o I Seminário sobre Segurança, Justiça e Cidadania LGBT da Grande João Pessoa. O evento conta com a organização do Movimento do Espírito Lilás (MEL) e do NUDAS. As inscrições são gratuitas e haverá entrega de certificado.
          Segue abaixo a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 25/09

07:30 às 08:30 - Café da Manhã

09:00 às 09:30 Mesa de Abertura (com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFPB, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, do Ministério Público, da Pró Reitoria de Assuntos Acadêmicos da UFPB, do Núcleo Universitário Pela Diversidade Afetivo Sexual e do Comitê Paraibano de Educação e Direitos Humanos da UFPB)

09:30 às 12:00 - Conferência I:  "A Segurança Pública e @s LGBT" (facilitada pelo Prof. Doutor José de Melo Neto/UFPB)

12:00 às 13:30 - Almoço

14:00 às 16:30 - Conferência II: "Os direitos Sociais e @s LGBT" (facilitada pela Profª Doutora Maria Nazaré Zenaide/UFPB)
17:00 às 17:30 - Coffee Break


PROGRAMAÇÃO DO DIA 26/09


08:00 às 09:00 - Café da Manhã


09:30 às 12:00 - Conferência III: "Justiça, Impunidade e @s LGBT" (facilitada pelo advogado e especialista em Direitos Humanos, Civil e do Consumidor Alexandre  Guedes)


12:00 às 13:30 -  Almoço


14:00 às 16:30 -  Conferência IV: "Legislação e Políticas Públicas Pró LGBT" (facilitada por José Cleudo Gomes, da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de João Pessoa)

REALIZAÇÃO:
MEL MOVIMENTO DO ESPÍRITO LILÁS

APOIOS:
SES / NUDAS / NDH–UFPB / CPEDH–UFPB

CONTATOS PARA INSCRIÇÕES:
(83) 8825 1322
(83) 8802 4897

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

IX PARADA DA DIVERSIDADE LGBT DE JOÃO PESSOA




Orla do Cabo Branco durante a Parada da Diversidade LGBT de João Pessoa
     Essa semana o movimento pela diversidade LGBT ganhou as ruas de João Pessoa mais uma vez.  No dia 05 de setembro lésbicas, gays, bissexuais, travestis, heterossexuais, assexuados e transgêneros tomaram a orla do Cabo Branco, na cidade de João Pessoa, para levantar a bandeira da diversidade afetivo sexual durante a IX Parada da Diversidade LGBT.
     A construção da Parada este ano contou com a participação de diversas entidades do Estado da Paraíba, capital e interior, encerrando a VIII Semana da Consciência LGBT de João Pessoa. Atividades como painéis, mesas-redondas e grupos de trabalhos desta VIII Semana discutiram os avanços e conquistas LGBT no âmbito das gestões de governos, bem como questões de saúde e segurança pública para o setor.
     Ao final, os participantes puderam assistir a apresentações de drags, da Banda Osorno e da cantora Renata Arruda em palco montado na praia do Cabo Branco, próximo ao SESC.
    O NUDAS, que também foi convidado para os ciclos de eventos da Semana LGBT - organizada pelo MEL (Movimento do Espírito Lilás), Grupo de Mulheres Maria Quitéria, ASTRAPA (Associação das Travestis da Paraíba) e E-Jampa - se sente extremamente contemplado que ações como esta, que promovem a visibilidade LGBT, estejam crescendo e se espalhando cada vez mais ao longo do país e dos anos.
     Somente juntos é que poderemos trabalhar para um mundo melhor e a luta cotidiana é uma das maiores ferramentas na construção da cidadania.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CARTA ABERTA DE APRESENTAÇÃO DO NUDAS

CARTA ABERTA
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO PELA DIVERSIDADE AFETIVO SEXUAL – NUDAS

     Historicamente, a sexualidade humana teve como parâmetro a heterossexualidade como norma. Isso resultou na materialização de diferentes modalidades de preconceito e, consequentemente, na imposição e naturalização da invisibilidade das práticas afetivo sexuais. Assexuados, bissexuais, gays, lésbicas, transexuais e travestis foram e são alvo de discriminação que se expressa na posição de rejeição assumida, na maioria das vezes, pela família, nos ambientes de trabalho e de participação política, nos espaços de lazer, de amizade e em praticamente todas as dimensões da existência humana. Isso porque as diferenças no jeito de ser e viver têm significado uma arena fértil para a manifestação de múltiplas modalidades de opressão: raça, etnia, gênero, identidade sexual, identidade de gênero e muitos outros itens compõem os segmentos que historicamente estão no alvo da intolerância e da não aceitação da diversidade, que se manifesta através dos preconceitos e da discriminação.

    Sendo a sexualidade humana dimensão relevante na constituição da individualidade, qualquer interferência à vivência afetivo sexual configura-se concretamente como violação dos direitos humanos. Em nossa realidade, podemos afirmar que esta violação também se expressa através dos preconceitos referentes a identidade afetivo sexual e de gênero. Pensamos que é possível uma nova vivência dentro da sociedade, que nela possamos ser atent@s às incompreensões e violações ao direito de livre expressão afetivo sexual e de identidade de gênero.

       Para além da formalidade, é necessário que saibamos ser criativ@s no plano das interações e aguerrid@s na luta social, visando superar as formas sociais limitadoras e opressivas: por isso a necessidade da articulação de um NÚCLEO UNIVERSITÁRIO PELA DIVERSIDADE AFETIVO SEXUAL (NUDAS) – um espaço de reflexão (acadêmica) e militância que possui como eixo central as questões referentes a temática da diversidade afetivo sexual.

Para isso estamos nos reunindo todos os sábados às 15h 30min em espaços dentro e fora da universidade, pois acreditamos que a Universidade deve cumprir um papel social do qual esta muito longe do que vivenciamos hoje.


Contatos: 88024897; 88145224; 86604292; 88692304

O AMAR FALA TODAS AS LÍNGUAS!