quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CARTA ABERTA DE APRESENTAÇÃO DO NUDAS

CARTA ABERTA
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO PELA DIVERSIDADE AFETIVO SEXUAL – NUDAS

     Historicamente, a sexualidade humana teve como parâmetro a heterossexualidade como norma. Isso resultou na materialização de diferentes modalidades de preconceito e, consequentemente, na imposição e naturalização da invisibilidade das práticas afetivo sexuais. Assexuados, bissexuais, gays, lésbicas, transexuais e travestis foram e são alvo de discriminação que se expressa na posição de rejeição assumida, na maioria das vezes, pela família, nos ambientes de trabalho e de participação política, nos espaços de lazer, de amizade e em praticamente todas as dimensões da existência humana. Isso porque as diferenças no jeito de ser e viver têm significado uma arena fértil para a manifestação de múltiplas modalidades de opressão: raça, etnia, gênero, identidade sexual, identidade de gênero e muitos outros itens compõem os segmentos que historicamente estão no alvo da intolerância e da não aceitação da diversidade, que se manifesta através dos preconceitos e da discriminação.

    Sendo a sexualidade humana dimensão relevante na constituição da individualidade, qualquer interferência à vivência afetivo sexual configura-se concretamente como violação dos direitos humanos. Em nossa realidade, podemos afirmar que esta violação também se expressa através dos preconceitos referentes a identidade afetivo sexual e de gênero. Pensamos que é possível uma nova vivência dentro da sociedade, que nela possamos ser atent@s às incompreensões e violações ao direito de livre expressão afetivo sexual e de identidade de gênero.

       Para além da formalidade, é necessário que saibamos ser criativ@s no plano das interações e aguerrid@s na luta social, visando superar as formas sociais limitadoras e opressivas: por isso a necessidade da articulação de um NÚCLEO UNIVERSITÁRIO PELA DIVERSIDADE AFETIVO SEXUAL (NUDAS) – um espaço de reflexão (acadêmica) e militância que possui como eixo central as questões referentes a temática da diversidade afetivo sexual.

Para isso estamos nos reunindo todos os sábados às 15h 30min em espaços dentro e fora da universidade, pois acreditamos que a Universidade deve cumprir um papel social do qual esta muito longe do que vivenciamos hoje.


Contatos: 88024897; 88145224; 86604292; 88692304

O AMAR FALA TODAS AS LÍNGUAS!

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Fiquei sabendo da criação do NUDAS pelo twitter da @cunhanfeminista. Faço parte do Grupo de Estudos de Gênero Flor e Flor, de Campina Grande, e fico muito feliz quando outras universidades tem pessoas que abraçam a causa. Desejo sucesso!

    ResponderExcluir