quarta-feira, 3 de agosto de 2011

OFICINA DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES - PARTICIPE!

‘’Se não posso Dançar, não é minha Revolução’’.

Emma Goldman.

O Coletivo Teimosia é um coletivo autônomo, formado por mulheres e lésbicas feministas que acreditam no rompimento do Medo e do Silêncio, provocados pelo machismo que violenta diariamente mulheres e meninas.  Lutamos pela Autonomia e Liberdade das MULHERES.
Por acreditarmos e vivermos esta autonomia, no dia 06 de agosto de 2011 (sábado), no Pogo Pub – Centro Histórico, estaremos realizando a festa “Se não posso dançar, não é minha revolução”,  com o intuito  de dialogarmos sobre Feminismo Autônomo e suas diferentes formas de ação. Na festa, lançaremos o segundo volume da cartilha “Mulheres Anarquistas: o resgate de uma história pouco contada”. A cartilha conta as histórias de grupos e de mulheres anarcofeministas, anarquistas e anarcopunks, do Brasil e de outras partes do mundo.
 
 Compartilharemos neste dia esta programação:
 
10h - Oficina de Wendo - auto defesa feminista

12h - Almoço
 
14h - Bate papo sobre Feminismo Autônomo e lançamento da cartilha “Mulheres Anarquistas: o resgate de uma história pouco contada”
 
16h - Intervenções artísticas na cidade
 
Por querermos estimular e estabelecer a solidariedade e união entre as mulheres, lembramos que esta atividade será só para mulheres e lésbicas.  Para participar da oficina de auto-defesa feminista, que é gratuita, é importante fazer sua inscrição antecipada através do e-mail coletivowendo@gmail.com São apenas 10 vagas. Garanta a sua! Convide suas amigas, mãe, irmãs, namorada, tia, prima, e participe! Traga seu copo para ajudarmos na preservação do meio ambiente e seu lanche/ refeição para o almoço.

O que é Wendo? 

 

WenDo é uma prática de auto-defesa que surgiu no Canadá entre as décadas de 60 e 70, por meio de mulheres de uma família que praticavam vários tipos de artes marciais. Ao ficarem sabendo que sua vizinha havia sido espancada e estuprada dentro de sua casa, vindo a morrer por conseqüência das agressões, elas decidiram organizar um programa que reunisse técnicas fáceis para que as mulheres pudessem usar de forma efetiva e sem necessidade de força ou condicionamento físico.
Assim como o movimento feminista, o WenDo foi se transformando ao longo do tempo e mantém-se em contínua construção. Não se trata somente de um conjunto de técnicas para que as mulheres possam se defender de uma possível agressão. O WenDo é uma prática que permite que as mulheres reflitam sobre a violência de gênero e, assim, aprendam a se prevenir e a se defender. É um espaço de fortalecimento e empoderamento das mulheres.
O WenDo é uma prática que se tornou referência para o movimento feminista do Canadá e da Europa e vem sendo amplamente difundida em outras partes do mundo. Na América Latina já existem grupos de referência na Argentina e no Brasil, promovendo oficinas e discussões sobre a questão da violência contra a mulher.

Maiores informações no blog www.wendoteimosia.blogspot.com

Um comentário: